Sobre

Terapia Expressiva
da psique ao suporte, expressão; do suporte a psique, terapia.


“O trabalho com Terapia Expressiva no hospital apresenta ao paciente um espaço de percepção dos núcleos saudáveis que ainda resistem e que o mantêm vivo apesar da doença, da agressividade do tratamento e do isolamento da internação.Cada um dos materiais e a forma como são abordados, constituem agrupamentos de modalidades expressivas, que portam qualidades particulares. Eleitas para cada caso ou momento de vida, mobilizam a criatividade estimulando ou redistribuindo a energia vital em formas mais compatíveis com a harmonia e o bem estar.Considerando a produção do paciente para além do julgamento estético, utilitário ou moral, o olhar do terapeuta não se dirige à beleza, e sim à expressão que desnuda partes preteridas ou ainda desconhecidas. Reveladas, estas podem ser recortadas, rasgadas, costuradas, pintadas, coladas, construídas nos suportes de pano, papel, barro, teatro, dança e partilhas.Desta forma, essas sombras não precisam forçar seu reconhecimento através de sintomas e lesões neste suporte que nos conforma e nos representa no mundo, o corpo.”
Denise Vianna
O Programa

O Programa Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antonio Pedro – TECI-HUAP, conjunto de ações que têm como centro o Curso de Extensão Cuidar de si com Arte, oferecido a 30 profissionais de saúde e outros, pretende desenvolver o Cuidado de Si entre esses cuidadores e aprimorar a qualidade do cuidado aos pacientes, revendo a perda da dignidade e autonomia sob os protocolos diagnósticos e terapêuticos, e remodelando o conceito de doença ao considerar os sintomas como símbolos potencialmente regeneradores. Contribui para a humanização na formação médica, produz evidências sobre a eficácia da Terapia Expressiva (TE) como promotora da integralidade, através de projetos de Pesquisa-Ação, e constrói na prática uma rede multidisciplinar e interinstitucional. Através de uma equipe de docentes, técnicos, alunos e terapeutas voluntários, e da metodologia da TE, que inclui indução, expressão, reflexão e partilha, o programa contribui para a construção da integralidade dentro de cada indivíduo e na instituição. Iniciado em março de 2011, já apresenta resultados: pacientes aprovam e agradecem; profissionais declaram revisão de valores e mudanças na relação com os pacientes; estudantes de medicina relatam desenvolvimento da auto-confiança e capacidade de comunicação; o campo onde se realiza a prática desenvolveu receptividade à proposta. O Programa cresce rapidamente, multiplicam-se propostas de novas ações para 2012, já há demanda de alunos para a próxima turma do Curso, de ampliação do trabalho para outras áreas do HUAP, e oferta de novos voluntários para integrar a equipe.

As propostas de humanização e integralidade do cuidado, que hoje integram políticas ministeriais, requerem instrumentos concretos para sua implementação. A Terapia Expressiva (TE) se apresenta como um veículo de cuidado integral. Utiliza materiais diversos para intermediar a expressão de conteúdos psíquicos com finalidades terapêuticas, e tem fundamentação teórica na psicologia analítica. Por sua fácil aceitação pelos profissionais de saúde como um instrumento complementar e não concorrente aos procedimentos terapêuticos convencionais, pode integrar o cuidado no âmbito hospitalar, reunindo profissionais das múltiplas áreas de saúde e outras, docentes, técnicos, alunos, pacientes, familiares e cuidadores, em torno do Cuidado de Si. 

Fomentar o campo de estágio oficial sob a forma de voluntariado para arteterapeutas, de formações de diversas procedências, viabilizando sua reciclagem e aperfeiçoamento a nível hospitalar na pela Terapia Expressiva, e multiplicando o contingente de mão de obra qualificada a lidar com a Terapia pela Expressão no Hospital.

Instrumento complementar a prática da biomedicina no hospital geral, a Terapia Expressiva tem seu potencial terapêutico viabilizado pela manipulação de uma infinidade de técnicas e materiais expressivos. Visa estimular a criatividade e mobilizar a energia vital em prol da harmonia e bem estar, possibilitando desbloqueios psíquicos e a busca de novos significados para a saúde, a morte e a doença.

A integralidade do cuidado pressupõe o Cuidado de Si. A proposta emancipatória de cuidado se baseia em autores como Paulo Freire, Jacques Rancière e Michel Foucault, entre outros. A prática da opressão é transformada quando o mestre volta a ser aluno, ou o curador volta a se ver como ferido, encontrando em si mesmo a fragilidade, o risco de adoecer e morrer, e a necessidade de cuidar-se.  O conceito de doença deve ser remodelado, como uma oportunidade de aquisição de significados. A Terapia Expressiva, utilizando materiais e técnicas expressivas com fins terapêuticos, sob a ótica da Psicologia Analítica de Jung e de Nise da Silveira, e da logoterapia de Viktor Frankl, tem-se revelado um potente instrumento para preencher o vazio existencial que se expressa através de sintomas físicos, emocionais e espirituais.    
    
A integralidade no hospital requer transpor fronteiras, entre diversas áreas profissionais, entre docentes, técnicos, alunos, e usuários da instituição, entre os diversos setores do hospital, entre hospital e comunidade em que está inserido, na construção de saberes e práticas transdisciplinares.

A equipe inclui docentes e técnicos lotados no Departamento de Saúde e Sociedade da UFF, arteterapeutas e pedagoga voluntários, alunos de graduação em medicina e de pós-graduação em artes. Temos como parceiros o Instituto Nise da Silveira - Museu de Imagens do Inconsciente, e o projeto Teia–Arte Política. O Programa TECI-HUAP integra:

Objetivos do programa são promover o Cuidado de Si entre os diversos profissionais; resgatar a noção de rede multidisciplinar no Hospital Universitário; oferecer aos alunos do curso de graduação em medicina e aos profissionais de saúde a oportunidade de experimentar um instrumento terapêutico que amplia o olhar sobre o ser doente, sua situação de vida e saúde, e estende sua ação a familiares e cuidadores; oferecer a pacientes do HUAP, seus familiares e cuidadores, o atendimento veiculado pela terapia expressiva; produzir evidências sobre a eficácia dessa técnica como instrumento de cuidado integral; registrar e divulgar as ações do Programa em vídeos e imagens; fomentar o campo de estágio oficial sob a forma de voluntariado para terapeutas; ampliar a integração entre profissionais e instituições de saúde e a comunidade em que estão inseridos.

O Programa Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro – TECI-HUAP, tem como principal objetivo atender à demanda de humanização e integralidade no sistema de saúde e aprimorar o cuidado oferecido aos usuários do hospital, pela sua instituição como uma forma complementar de cuidado:

“A Terapia Expressiva considera que doença e saúde são aspectos dinâmicos da totalidade, e que a ação terapêutica se processa pela integração de conteúdos conscientes e inconscientes em prol do resgate da unidade do indivíduo.Unificando diagnóstico, terapêutica e prevenção, não se propõe a tratar de doenças, mas sim de pessoas inseridas em sua realidade social, considerando o próprio hospital, que é parte e produto dela, organismo-objeto do cuidado.”
Denise Vianna

O Programa foi batizado Terapia Expressiva enquanto se instituía na UFF, testemunhando o percurso de uma nova forma de cuidar. Alguns nomes precursores do instrumento, que utiliza modalidades expressivas com finalidades terapêuticas, foram: Emoção do Lidar, Terapia Ocupacional e Arteterapia.

O termo “Terapia Expressiva” em substituição a “Arteterapia” elimina duas questões problemáticas em relação ao termo "arte": arte não tem finalidade (Kant) – nosso trabalho tem finalidade terapêutica; arte está relacionada a valor estético (senso comum) – nosso trabalho não. 

O Programa apresenta a Terapia Expressiva como um veículo que pode despertar a atenção dos diversos profissionais da saúde envolvidos no cuidado de outrem para o cuidado de si, apresentando uma estratégia de educação continuada de resgate dos ideais dos profissionais de saúde em direção à humanização, ao ampliar  conhecimentos e aprimorar a prática.

A inclusão de profissionais de diversas áreas da saúde e estudantes de psicologia, medicina e comunicação, resgata a ideia de equipe integral em rede interdisciplinar e interinstitucional que envolve saúde, cultura, arte e educação, numa ética democrática e emancipatória.

Terapia Expressiva, um conjunto de procedimentos realizados com materiais diversos, visa a expressão de conteúdos psíquicos com finalidades terapêuticas – “Da psique ao suporte, expressão; do suporte a psique, terapia”. Seu principal referencial, a Psicologia Analítica de C.G.Jung, é associada à análise do simbolismo de séries de imagens:

“...eu aproveitava uma imagem onírica ou uma associação do paciente para lhe dar como tarefa elaborar ou desenvolver estas imagens, deixando a fantasia trabalhar livremente. De conformidade com o gosto ou os dotes pessoais, cada um poderia fazê-lo de forma dramática, dialética, visual, acústica, ou em forma de dança, de pintura, de desenho ou de modelagem.”
Jung, O.C. VIII/2, & 400

O Programa TECI-HUAP é composto de várias ações, e por sua identidade como pesquisa social envolve populações individuais e coletivas, em ações repercussivas e interpenetrantes em diversas áreas - saúde, educação, cultura e política.