Eventos




OFICINA Semana Psicologia - Campus Gragoatá 19/05/2015


Ontem parte da equipe do TECI-HUAP foi ao Campus do Gragoatá oferecer uma oficina na semana da Psicologia da UFF. Conduzimos uma vivência sobre a mitologia africana de Omolú-Obaluaê. Muita pipoca e dança!

Vídeo Da Dança: https://youtu.be/niyA18rNFjI










I Encontro TECI-HUAP de Portas Abertas - Árvores Arrancadas: Nostalgia e Exclusão

       Durante este encontro que teve a idéia de divulgar o programa e trazer novas idéias e parcerias foram apresentados os resultados das ações do Programa: Pra todo mundo se ver, Infusão de Vida, Tempo de Espera e O HUAP vai dançar. E Exibido o documentário: “Rebento, o que nasceu em 2012”  (assista no youtube) de Eunice Vasques.
       A mesa redonda, para compartilhar experiências entitulada “Árvores Arrancadas: Nostalgia e Exclusão” contou com a mediação de Anna Alice Mendes (Médica, doutora em saúde coletiva, terapeuta expressiva, professora associada no Departamento de Saúde e Sociedade da UFF) e foi compostas por:
       * Denise Vianna (Autora e supervisora do Programa, médica, terapeuta expressiva e artista plástica) com o tema a NOSTALGIA: Ulisses sem pátria A Odisséia de Ulisses ao tentar voltar para casa.
      * Wallace de Deus Barbosa (Doutor, Docente do PPG Cultura e Territorialidades - IACS - UFF.) com o tema Culturas nativas, saberes difusos: Dilemas e estratégias as populações tradicionais frente à modernidade global.
      * Denise Portinari (Doutora em Psicologia Clínica, Docente do Depto Artes e Design, PUC-Rio) e Simone Wolfgnag (Doutora em Design, PUC-Rio) com o tema O discurso do risco: uma análise das campanhas de prevenção ao HIV/Aids”- a exclusão implícita no discurso normativo.
       * Keiko Mayama (formada em Literatura -Toho Gakuen e Ikebana - Escola Ohara, Japão; e Ceramista pela escola Sir John Cass- Londres) com o tema Criando Raízes na Terra Brasil: Brotando sempre com arte.
       Tivemos a Exposição de fotografias da equipe do Programa em campo: “A beleza revelada pela lente” e a Interveção na natureza com Keiko Mayama: “Brotando Sempre” - plantação coletiva de brotos no campus.
E, finalizando, a Dança circular de encerramento: “A identidade de grupo no círculo da dança” com condução de Eliene Sobreiro.

II Encontro Nacional de Terapia Expressiva: Imaginação e Imaginário da doença e da cura 
Dezembro de 2012

   
Este evento teve como foco a ampliação da discussão sobre a Terapia Expressiva e a troca com grupos afins. O Programa apresentou suas produções e trouxe palestras, exposições e oficinas que duraram o dia inteiro. Fechando o ciclo com a dança circular.



I Encontro Nacional de Terapia Expressiva: Liames entre Arte e Terapia
Dezembro de 2011

   Esse Encontro teve o propósito de ampliar a discussão sobre o tema Terapia Expressiva, sua relação com a arte e  sua influência no  cuidado oferecido pelos  profissionais de saúde.
   Foram apresentados os resultados parciais dos projetos de pesquisa e depoimento dos alunos de graduação em medicina sobre  a importância do trabalho para sua formação. A mesa redonda discutiu, sobre diferentes enfoques, os liames entre a arte e a terapia. E, cinco oficinas vivenciais apresentaram a técnica aos participantes, enquanto no saguão, uma exposição de fotografias dos pacientes, equipe do Programa e objetos construídos durante as ações por todos os agentes era visitada.
                                                                       
   Nesta ocasião, foi também exibido o documentário sobre o Programa, elaborado pela equipe.


I Simpósio de Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no HUAP Novembro de 2010


   O Simpósio recebeu cerca de 200 pessoas, e divulgou as propostas do Programa e de sua ação central -  o I Curso Cuidar de si com Arte, despertando a atenção dos profissionais do HUAP para o Cuidado de Si, inaugurando as inscrições de intenção às vagas. 
   Palestras e mesas redondas ilustraram para os profissionais de saúde e estudantes os propósitos da prática do cuidado por meio do material expressivo como contingente terapêutico no Hospital Geral, atitude pioneira no HUAP. Oficinas fizeram a demonstração prática e metodológica por meio de cinco vivências.
   O encerramento com Danças Circulares, no hall do Hospital, contou com quase todos os participantes das oficinas e com funcionários e pacientes que circulavam no local.


11º Fórum - Psico-Oncologia: Quem faz?


O tema: PROGRAMA TECI-HUAP. TERAPIA EXPRESSIVA COMO VEÍCULO DE HUMANIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E CUIDADO INTEGRAL PARA COM PACIENTES ONCOLÓGICOS DURANTE A QUIMIOTERAPIA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO será apresentado por Denise Vianna, médica, e equipe - Ana Carolina Cruz, Clarissa Carneiro Peixoto, Hugo Salmen Espindola, Ivana Furtado, Lívia Grinjo e Maria Sossai Varnier.

  • 5º Congresso Iberoamericano de Pesquisa Qualitativa em Saúde  - Portugal - out/2012 (apresentação oral, poster e documentário)
  •  I Forum Nacional de Racionalidades Médicas e Práticas Integrativas  e Complementares em  Saúde - Niterói - 2012 (apresentação oral)
  • VIII  Jornada de Psicologia Oncológica,  INCA, Rio de Janeiro - 2011 (poster)
  •  5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - Porto Alegre -  2011 (apresentação oral, poster)

IV Encontro Nacional do Programa de Extensão 

da Universidade Universidade Federal 

Fluminense



Programa Terapia Expressiva como veículo de Cuidado Integral no Hospital Universitário Antônio Pedro 
TECI-HUAP . UFF


Em busca do Graal
Um caminho para o Si mesmo
12 de dezembro – 8 às 19 horas
ICHF - Campus Universitário do Gragoatá - UFF, Niterói

Não sou um mecanismo, um conjunto de peças.
E não é porque o mecanismo está funcionando mal que estou doente.
Estou doente por causa das feridas da alma, no profundo eu emocional, 
que precisam de muito tempo, de paciência e de um longo e difícil arrependimento 
para ajudar na percepção e na libertação da interminável repetição do erro da vida,
que a humanidade, em geral, prefere santificar.

D. H. Lawrence, A Cura
PROGRAMAÇÃO
MANHÃ – 8 -12h
8h – ICHF. Bloco O - térreo
Inscrições
Exposição de Fotografia: Imagens do Afeto. 
Curadoria de Ingrid Lemos.

9 – 12h ICHF. Bloco O - auditório
• Vídeo: "2013 Odisseia no HUAP: III Encontro Nacional de Terapia Expressiva” Eunice Vasques

• Palestras: Em Busca do Símbolo do Graal
Vanessa Maia Rangel
Médica, Doutorado em Saúde Coletiva. Pesquisadora do TECI-HUAP. Em busca dos significado da saúde na Saúde.

Antônio Machado
Artista plástico e pesquisador colaborador do TECI-HUAP
Os Graais: Significados, Mitologia e Literatura.

Denise Vianna
Médica, mestrado em Saúde Coletiva, artista plástica. Autora e supervisora do TECI-HUAP.
O simbolismo nas histórias sobre o Santo Graal


TARDE – 13:00 -17:30h
• A busca das virtudes para reconhecer o Graal : Oficinas integradas, teatro e vivências 
13h: Distribuição de senhas para oficinas 
14: Início das atividades

• Confraternização
Informações:
terapiaexpressivauff.blogspot.com.br
terapiaexpressiva@hotmail.com