História


Quiron, o ícone do curador ferido




*O original de um prato antigo e a nossa marca

Escolhemos  o centauro mítico Quiron como símbolo do nosso Programa. 
Quiron, parte humano, parte animal, nos remete à dupla natureza dos seres humanos. Gerado da relação da ninfa Filira e do deus Cronos, que sob a forma de um cavalo tentou ocultar essa traição à sua esposa Reia, Quiron pertencia à linhagem divina. Por isso,  não apresentava as características delinquentes e violentas dos outros centauros.  Mestre de diversos heróis gregos, ensinou-lhes todas as artes, a filosofia e as ciências da cura.
Quiron foi ferido acidentalmente na perna por uma flecha lançada por seu discípulo Héracles, embebida no veneno da Hidra de Lerna, que provocava feridas incuráveis. Como era imortal, padeceria de dores terríveis de forma perene. Ele era agora um curador ferido.
 Por ser o curandeiro que não podia curar a sua própria ferida, Quiron é o símbolo que representa a filosofia desse Programa, no qual profissionais de saúde podem perceber que, embora tratem e curem tantas pessoas, também estão feridos, e que precisam de um espaço para cuidar de si mesmos.


História

A experiência com Terapia Expressiva na UFF tem 10 anos.
Iniciou com Cursos de Extensão em Arteterapia do PIGG-UFF e atendimento a idosos deste ambulatório; seguidos do Curso de Formação em Arteterapia da ASPI-UFF, com estágio supervisionado em diversas instituições de saúde e educação, gerando vários campos de trabalho coletivo em hospitais, escolas e ONGS, sob responsabilidade de Denise Vianna. 
Em 2012, Denise Vianna ofereceu um módulo sob o tema Arteterapia e Integralidade – remodelando o conceito de doença, na Disciplina de Trabalho de Campo Supervisionado I do Curso de Graduação em Medicina em 2010,  atividade curricular da Medicina na UFF. O método foi assim apresentado aos alunos, despertando o interesse em vários de participar do programa que se criava.
O I  Simpósio de Terapia Expressiva, em dezembro de 2010, lançou oficialmente o Programa TECI-HUAP para o público do hospital e externo. 
A segunda turma do Curso de Extensão Cuidar de si com Arte está em andamento e já planejamos a terceira para 2013. Resultados dos projetos  de pesquisa estão sendo analisados para publicação. Com pouco mais de um ano e meio, o programa se  expandiu na direção da interdisciplinaridade, sua equipe duplicou  de tamanho, e foi contemplado, por dois anos consecutivos, com recursos do Edital PROEXT/MEC.